Instituto Elite | | certificação de operadores 1º parte RO-MP.BR.04

Certificação

certificate

OBJETIVO

Atestar, por meio da Certificação de 1ª Parte de Operadores, a competência dos operadores de sistema e de instalações da Rede de Operação, demonstrando que estes estão habilitados para o desempenho de suas funções.

O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, através da rotina operacional RO-MP.BR.04, estabelece os procedimentos a serem adotados para a certificação de competência técnica e de saúde física e mental dos operadores de sistema e de instalações do ONS e dos Agentes de Transmissão, de Geração e de Distribuição que são proprietários de instalações na Rede de Operação do Sistema Elétrico Nacional.

A competência e os conhecimentos técnicos dos operadores serão avaliados mediante testes específicos para operadores de instalação e operadores de sistema. As avaliações serão realizadas por meio de testes escritos, dentro da plataforma de ensino do INSTITUTO ELITE, online através de dispositivo escolido pelo usuário (PC, celular, tablet, etc).

As questões formuladas nestes testes estarão respaldadas no Manual de Procedimentos de Operação do ONS, nos Manuais de Operação das instalações ou em outros documentos de referência, previamente especificados pelo Agente.

O Instituto Elite é responsável pela elaboração, administração e confidencialidade do processo de certificação e respectivos Bancos de Questões. O teste Simulado e Avaliação final serão realizados dentro da nossa plataforma de ensino, online via web.

Cada teste escrito terá 50 questões, distribuídas de acordo com a ponderação sugerida no item 4.2.4 da RO-MP.BR.04, sendo considerado habilitado o operador que conseguir no mínimo, 70% de aproveitamento no teste.

O processo de certificação de competência técnica conduzido pelo Instituto Elite contempla as seguintes etapas:

1 - Identificação da documentação técnica a ser explorada no processo: Levantamento junto área técnica da empresa, de todas as instruções, normas e manuais aplicáveis ao processo de certificação.

2 - Elaboração do banco de questões: A partir da definição dos documentos referenciais para o processo de certificação técnica, a elaboração do banco de questões fica a cargo dos profissionais do Instituto Elite.

3 - Testes simulados de certificação técnica: Antes do teste final de certificação é aplicado um teste simulado para treinamento e avaliação preliminar dos operadores. Os testes são preparados, aplicados e corrigidos pelo Instituto Eliete, sendo realizados em nossa plataforma de ensino. Entregamos um relatório de avaliação do simulado, inclusive com planilha de avaliação individual de cada profissional.

4 - Testes finais de certificação técnica: O Instituto Elite é responsável por todo o processo de elaboração, aplicação, correção e avaliação dos testes finais para a certificação técnica dos operadores. A avaliação é realizada em nossa plataforma de ensino. Ao final do processo, apresentamos um relatório de avaliação, inclusive com a relação dos profissionais aprovados no teste final de certificação de competência técnica e, portanto, aptos a receberem o certificado.

Contato

“O que a gente pode fazer por você hoje?”